Varizes

Varizes são veias dilatadas que surgem nos membros inferiores e podem ser classificadas de acordo com o calibre e o grau de evolução, variando desde vasinhos (Teleangiectasias) até veias de grosso calibre. O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e pode ser complementado pelo estudo com ultra-som.

As causas predominantes são genéticas, porém, fatores como profissão, obesidade, gestação e uso de hormônios (estrógenos) são considerados agravantes.

O tratamento varia de acordo com cada caso. Podem ser utilizados esclerosantes químicos (glicose hipertônica, espuma e outros agentes), cirurgia convencional (resseção cirúrgica de veias) e o novo tratamento com laser. “Essa nova tecnologia proporciona tratamento eficiente com recuperação rápida, possibilitando o retorno às atividades normais em poucos dias”. A decisão sobre o tipo de tratamento a ser instituído deve ser tomada em conjunto, entre o médico e o paciente, sendo, muitas vezes, utilizados métodos combinados para a obtenção dos melhores resultados.

É importante o paciente saber que toda intervenção sobre varizes de membros inferiores provocam alguns inconvenientes, como por exemplo, hematomas (manchas roxas temporárias) e micro cicatrizes. Esses problemas têm sido amenizados com o uso do laser. As complicações mais freqüentes das varizes, quando não tratadas, são manchas, tromboflebites e úlceras de membros inferiores.

<<voltar